É provável que você já tenha comprado uma lâmpada nova, para substituição, e após instalá-la, descobre que o problema não estava em uma lâmpada queimada. Uma das possíveis causas deste defeito típico é um interruptor danificado.
Os interruptores de iluminação trabalham interrompendo o fluxo de energia elétrica, o que provoca fadiga dos componentes ao longo do tempo, até que os contatos fiquem suficientemente desgastados ou danificados e a ação da tecla já não tenha efeito. Interruptores com tecla do tipo gangorra são os mais comuns no mercado, e apresentam uma vida útil de milhares de operações. Quando ocorre um defeito, a substituição pode ser realizada de forma relativamente simples, observados os cuidados essenciais ao trabalhar com instalações elétricas.
O reparo pode ser realizado seguindo-se os seguintes passos:
- Desligue o disjuntor do circuito de iluminação no quadro de distribuição;
- Desmonte o espelho do interruptor com o auxílio de uma chave de fenda. Antes de tocar na fiação ou qualquer peça metálica, verifique se a fiação está realmente desligada, tentando com um multímetro ou chave teste.
Nunca toque em condutores sob tensão (que apresentam “voltagem” maior que zero), nem movimente peças ou condutores nesta condição, há grande risco de acidentes com choque elétrico ou curto circuito ao agir de forma imprudente.
- Remova o interruptor, desaparafusando os parafusos da fiação a ele conectada. Se o interruptor possuir três ou mais fios (three-way, interruptor intermediário, ou ainda vários interruptores numa mesma caixa) marque a posição dos fios, utilizando, por exemplo, fita crepe e caneta, para mais tarde conectá-los da mesma forma que estava.
- Para checar se o problema é realmente o interruptor, você pode emendar os fios que se conectam a uma tecla e então ligar o disjuntor. Se este procedimento não acionar a lâmpada, é sinal que há algum outro problema na fiação, luminária ou circuito de alimentação. Após este teste, desligue novamente o disjuntor da iluminação e desconecte as pontas dos fios.
- Instale o novo interruptor, conectando as pontas dos cabos aos bornes conforme a marcação anotada na etapa 3. Ao adquirir o interruptor novo verifique se ele possui as mesmas características do interruptor danificado, como número de bornes, dimensões e encaixes para fixação.
- Fixe o conjunto do interruptor na caixa, tomando cuidado para que o parafuso de fixação não perfure a capa isolante da fiação. Instale também o espelho de acabamento.
- Religue o disjuntor do circuito de iluminação e teste o funcionamento do novo interruptor.
Jamais realize reparos na sua instalação elétrica sem ter um conhecimento básico sobre o seu funcionamento e riscos associados à eletricidade. É importante lembrar que a eletricidade é um produto muito perigoso, por vezes até fatal. Se não tiver certeza do que está fazendo, procure um profissional de sua confiança.
Fonte: LABELO PUCRS