Acender e apagar as lâmpadas já é algo muito intuitivo em nossa rotina. Com um simples clique podemos iluminar o ambiente e também “interromper” essa iluminação. A função de um interruptor é justamente essa: ligar ou desligar um circuito elétrico, fazendo a ligação dos pontos de luz. Quando apertamos o interruptor, ele aciona internamente o botão que libera a energia até a lâmpada. Já quando apertamos para o lado oposto, para apagar a luz, ele bloqueia a passagem de energia. Ainda que a funcionalidade seja relativamente simples, existem vários tipos de interruptor que se adequam melhor a cada situação.
Internamente os interruptores possuem sistemas diferentes de funcionamento, levando em consideração a quantidade de lâmpadas e se elas estão instaladas em pontos distintos. Além disso, os tipos de interruptores podem variar de acordo com as características do ambiente que eles serão instalados e até mesmo em seu design.
Importante: o condutor fase, ou seja, o fio elétrico que possui carga, nunca deve chegar ao ponto de luz, e sim estar ligado ao interruptor. Esse erro na instalação pode causar choques. Lembre-se também que é sempre recomendado fazer qualquer tipo de trabalho na instalação elétrica com o circuito desenergizado. Se você não possui o conhecimento adequado ou não sente segurança em fazer essa instalação, procure a ajuda de um profissional eletricista.
Tipos de interruptor
Agora você vai saber mais sobre os principais tipos de interruptor. É importante seguir as recomendações dos especialistas que estão trabalhando na sua instalação elétrica, mas é bem válido que você tenha esse conhecimento para saber opinar durante a instalação e também tenha mais segurança no momento da compra desses materiais.
- Interruptor simples
Entre os tipos de interruptor, esse é o mais comum. Com apenas uma tecla, ele possui uma ligação interna mais simplificada e comanda uma única lâmpada ou conjunto de lâmpadas. O condutor fase está ligado ao interruptor e os condutores neutro e de retorno são ligados à lâmpada – um deles conecta a lâmpada ao condutor principal e o outro conecta ao interruptor.
- Interruptor paralelo
Diferente dos tipos de interruptor simples, o paralelo possui uma instalação mais complexa. Também conhecido como interruptor three way, a sua funcionalidade é acionar a iluminação em pontos distintos. Nesse sistema você consegue acender a luz quando entra no quarto e apagá-la quando já estiver na cama, pois terão dois pontos instalados que comandam a mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas. Aqui o conector de retorno fica entre um interruptor e outro, ao invés de ser conectado entre a lâmpada e o interruptor.
- Interruptor intermediário
Dos tipos de interruptor, o intermediário suporta mais acionamentos que o paralelo, podendo ser utilizado em circuitos com três ou mais pontos diferentes. Também chamado de interruptor four way, ele deve ser utilizado em conjunto com os interruptores paralelos, assim eles conseguem intermediar a conexão principal.
- Interruptor duplo ou triplo
Esses tipos de interruptor permitem que as lâmpadas sejam acionadas separadamente. Ou seja, cada tecla do interruptor, seja ele duplo ou triplo, é responsável por acender ou apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes. Isso sem interferir no funcionando da outra lâmpada ou conjunto. É possível ligar uma sem ligar a outra, ou acionar as duas teclas e iluminar o ambiente por completo.
- Dimmer
Entre os tipos de interruptor esse modelo é o mais moderno, pois com ele é possível controlar a intensidade da iluminação no ambiente. Ele pode controlar lâmpadas incandescentes, halógenas, dicróicas e LED.
Como escolher os melhores tipos de interruptor?
– Os tipos de interruptores simples são mais indicados para ambientes pequenos e que sejam instalados ao lado da porta, facilitando o acionamento das lâmpadas.
– O interruptor paralelo é muito utilizados em ambientes maiores ou onde seja necessário ter a funcionalidade de acender e apagar a iluminação em pontos distintos, como quartos, corredores, depósitos e ambientes com duas portas de entrada.
– O uso do interruptor intermediário é recomendado para ambientes grandes, como depósitos, ginásios e grandes lojas, que precisam de mais pontos para acender ou apagar as luzes.
– Os interruptores duplos ou triplos são indicados para ambientes médios, que podem possuir só uma porta de entrada, mas que possuem pontos diferentes de iluminação.
– O dimmer é muito utilizado em quartos e salas, com o objetivo de diminuir a intensidade da iluminação e deixar esses ambientes mais aconchegantes. Além disso, o dimmer pode contribuir para a economia de energia. Antes de fazer essa escolha, confirme com os responsáveis do seu projeto se a instalação é compatível com esse tipo de material.
– A escolha do modelo ideal depende muito do projeto elétrico e do ambiente que ele será instalado. Além disso, existem vários designs diferentes, desde um modelo mais básico até um interruptor mais visualmente interessante. Vale a pena pesquisar e ver o que ficará melhor na sua instalação.
– A instalação do interruptor é independente da instalação da tomada. No entanto, você pode encontrar conjuntos com tomada e interruptor.
– No momento da compra dos interruptores, você pode encontrar as peças individuais – nesses casos é preciso escolher também a placa de proteção. Ou é possível já comprar o conjunto completo. Você pode tirar essas dúvidas com o profissional responsável pela instalação e com a sua fornecedora de materiais elétricos.
Fonte: Blog DecorWatts